Como manter hábitos saudáveis durante a páscoa?

Durante a Páscoa, é hora de celebrar e desfrutar de pratos deliciosos, embora muitas vezes sejam ricos em calorias.

É comum nos depararmos com várias tentações culinárias durante esse período. Porém, isso não implica necessariamente em abrir mão delas.

Com algumas estratégias simples, é possível aproveitar as delícias da temporada sem se sentir culpado ou comprometer a saúde.

Por isso, elaboramos este conteúdo especial com algumas sugestões para você manter hábitos saudáveis durante a Páscoa. Vem conferir? 

Dicas para alimentação saudável na Páscoa

A Páscoa está chegando, uma época em que nos reunimos com a família, trocamos chocolates e preparamos um almoço especial.

À medida que todos nós buscamos um estilo de vida mais saudável, o tradicional almoço de Páscoa pode ser uma oportunidade para optarmos por uma refeição mais saudável e reduzir o consumo de chocolate.

Os peixes são sempre uma ótima escolha, pois são nutritivos e ricos em ômega 3, que é benéfico para o coração e o cérebro. Prefira prepará-los assados ou grelhados em vez de fritos.

Quanto aos vegetais, experimente uma variedade de tipos e cores. Para os cozidos, escolha brócolis e beterraba, que são ricos em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.

Para os vegetais crus, são uma ótima opção refrescante para acompanhar o almoço. Combine folhas verdes, tomate, cebola e cenoura ralada. Tenho certeza de que ficará ótimo!

E que tal substituir o arroz branco pelo integral ou por uma mistura de 7 cereais? Esta última opção é deliciosa e deixa o prato bonito, equilibrado e muito nutritivo, devido à variedade de grãos em sua composição, além de ser mais rico em fibras e minerais como o ferro.

6 dicas para manter hábitos saudáveis durante a páscoa

Durante este período, os ovos de Páscoa são um presente tradicional, oferecendo uma variedade de sabores e embalagens que decoram os supermercados e chamam a atenção dos consumidores.

Mas, apesar da diversidade, as opções especiais desta época geralmente não possuem um teor de cacau adequado para manter uma boa qualidade nutricional.

Considerando os desafios para quem está habituado ao sabor do chocolate, é possível manter a tradição do feriado de forma mais saudável. 

Uma alternativa é evitar os formatos especiais dos símbolos da Páscoa, escolhendo barras de chocolate que tenham um teor mais elevado de cacau em sua composição.

Além disso, confira mais dicas: 

  • Opte por chocolates acima de 60% de cacau: Chocolates com alto teor de cacau, geralmente acima de 60%, têm menos açúcar e mais benefícios para a saúde. O cacau é rico em antioxidantes e pode ter efeitos positivos na saúde do coração, função cerebral e até mesmo no humor. Escolher chocolates com maior teor de cacau pode ajudar a limitar a ingestão de açúcar e a obter mais benefícios associados ao cacau.
  • Consuma porções pequenas de chocolate: Consumir porções pequenas de chocolate ajuda a controlar a ingestão de calorias e açúcar. Além disso, saborear o chocolate em pequenas quantidades pode aumentar o prazer da experiência, permitindo que você desfrute do sabor sem exagerar na quantidade.
  • Não tenha um estoque de doce: Não manter um estoque de doces em casa pode ajudar a evitar tentações constantes. Se os doces não estiverem facilmente disponíveis, é menos provável que você consuma grandes quantidades deles. Isso ajuda a promover hábitos alimentares mais saudáveis e a controlar o consumo de açúcar e calorias vazias.
  • Não ultrapasse o consumo diário de 4 quadradinhos de uma barra: Estabelecer limites razoáveis para o consumo de chocolate pode ajudar a evitar excessos. Limitar-se a apenas 4 quadradinhos por dia, por exemplo, permite desfrutar do chocolate sem exagerar na quantidade de calorias, açúcar e gordura consumidas.
  • Experimente o cacau em pó em diferentes frutas: Adicionar cacau em pó a frutas pode ser uma maneira deliciosa e saudável de aproveitar o sabor do chocolate enquanto obtém os nutrientes das frutas. O cacau em pó é uma fonte concentrada de antioxidantes e pode adicionar um toque de sabor de chocolate sem adicionar açúcar ou gordura em excesso.
  • Evite exageros: Por último, mas não menos importante, evitar exageros é fundamental para manter uma alimentação equilibrada. Mesmo alimentos saudáveis, como o chocolate amargo, podem ter efeitos negativos se consumidos em excesso. 

Portanto, é importante praticar a moderação e desfrutar do chocolate e de outras guloseimas com responsabilidade.

3 alternativas mais saudáveis

Quando o assunto é Páscoa, nossa mente automaticamente se volta para os chocolates, em todas as suas variedades de sabores e tamanhos.

No entanto, se você está buscando uma abordagem mais saudável para aproveitar essa ocasião, esta dica é para você!

Selecionamos 3 receitas deliciosas e saudáveis. Confira:

Mousse de abacate com cacau

Além de ser um doce totalmente fora do comum, o mousse de abacate com cacau é rico em fibras e vitaminas de todos os complexos (A, B e C). Confira a receita desse aperitivo delicioso! 

Ingredientes 

  • 2 abacates médios bem maduros;
  • 1 banana média;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 3 colheres de sopa de melado de cana.

Modo de preparo

  1. Corte os abacates ao meio e retire toda a polpa, que deve estar bem macia;
  2. Transfira para um liquidificador, adicione a banana picada, o cacau em pó e o melado de cana e bata até formar uma mistura bem homogênea e consistente;
  3. Despeje em tacinhas e leve-as para gelar por pelo menos duas horas.

Bombom de prestígio

A combinação de chocolate com coco é uma das mais queridas pelos brasileiros. O prestígio faz sucesso em todas as estações do ano, seja na Páscoa, no natal e até mesmo aniversários, já que é um dos bolos mais pedidos. 

Nesse feriado, aposte no bombom de prestígio saudável, que além de ser super gostoso é muito fácil de fazer. Confira a receita! 

Ingredientes 

  • 2 xícaras de coco ralado fino sem açúcar;
  • 90ml de óleo de coco extra virgem;
  • 150ml de leite de coco;
  • 2 a 3 colheres de sopa de xilitol (a gosto);
  • 100g de chocolate orgânico 75% cacau.

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes (exceto o chocolate) e coloque em um recipiente retangular forrado com papel manteiga e untado com spray de coco culinário;
  2. Espalhe bem, de maneira que fique com uma espessura uniforme. Leve ao congelador por duas horas;
  3. Quando estiver próximo do horário de tirar do congelador, prepare a cobertura de chocolate. Derreta em banho-maria, mexendo sempre;
  4. Assim que derreter, retire a forma do congelador e corte em pequenos cubos ou no formato que preferir;
  5. Mergulhe os bombons no chocolate e leve-os à geladeira por volta de 15 a 20 minutos.

Ovo de páscoa saudável

Páscoa não é Páscoa sem os deliciosos ovos de chocolate, não é mesmo? O doce é um dos símbolos do feriado aqui no Brasil, mas, por ser um doce inteiramente feito de chocolate, a quantidade de açúcar e carboidratos nele pode fazer mal para algumas pessoas. 

Por isso, você pode optar por um ovo de Páscoa mais saudável feito em casa. Confira a receita! 

Ingredientes

  • 500g de chocolate 50% cacau picado;
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau;
  • 2 caixinhas de creme de leite (400g);
  • 1/2 xícara (chá) de frutas secas trituradas (de sua preferência);
  • Molde de acetato de ovo de Páscoa;
  • Mel a gosto (opcional).

Modo de preparo

  1. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e proceda o temperamento;
  2. Pincele os moldes em formato de ovo e leve à geladeira por 10 minutos;
  3. Repita esse processo até que a casca fique mais encorpada e mantenha na geladeira até os moldes de acetato ficarem opacos. Depois, desenforme; 
  4. Deixe seus ovos sobre papel manteiga em temperatura ambiente para secar.
  5. Misture os demais ingredientes numa panela e leve ao fogo médio até atingir o ponto de brigadeiro;
  6. Transfira para um prato, cubra com plástico filme e deixe esfriar; 
  7. Recheie as cascas de chocolate e leve à geladeira para ter consistência de recheio.

Suplementações que podem ajudar nessa época

Durante a Páscoa, é comum consumir mais doces e alimentos calóricos do que o habitual, o que pode comprometer a saúde se não houver equilíbrio. 

No entanto, alguns suplementos vitamínicos podem ajudar a complementar a dieta e a manter hábitos saudáveis durante esse período. 

Aqui estão alguns suplementos que podem ser úteis:

  • Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B, como a B6, B12 e ácido fólico, contribuem para o metabolismo energético, na função cerebral e na saúde cardiovascular. Manter níveis adequados dessas vitaminas pode ajudar a combater a fadiga e a manter a energia durante a Páscoa, quando os hábitos alimentares podem não ser os mais saudáveis.
  • Magnésio: O magnésio é essencial para mais de 300 processos bioquímicos no corpo, incluindo a regulação do açúcar no sangue. Durante a Páscoa, quando consumimos mais açúcar e alimentos processados, o magnésio pode ajudar a mitigar os efeitos negativos desses alimentos e a manter o equilíbrio mineral.
  • Ômega-3: Durante a Páscoa, quando consumimos mais alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como chocolate e doces, os suplementos de ômega-3 podem ajudar a equilibrar a ingestão de gorduras e a promover a saúde.
  • Picolinato de Cromo: O picolinato de cromo é um suplemento que pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue e a melhorar a sensibilidade à insulina. Isso pode ser especialmente útil durante a Páscoa, quando o consumo de doces e alimentos ricos em açúcar tende a aumentar. Ao ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o picolinato de cromo pode contribuir para reduzir os picos de glicose e os desejos por alimentos doces, promovendo assim escolhas alimentares mais saudáveis.

Deixe um comentário