Vegetarianismo: estilo de vida, saúde e excelência em suplementação FDC Vitaminas

De acordo com pesquisa IBOPE, 14% da população brasileira se consideram vegetarianas, número este que se traduz em, aproximadamente, 30 milhões de brasileiros, uma população maior que da Nova Zelândia e Austrália juntas. Quando consideradas as principais capitais metropolitanas, como São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, esse índice sobe para 16%.

Além dos benefícios reconhecidos da alimentação vegetariana para a saúde e do posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertando para o consumo excessivo de carne, cada vez mais pessoas têm-se preocupado com os hábitos de consumo e os impactos ambientais que os produtos de origem animal geram tanto para a saúde quanto para o planeta, respectivamente. Atrelado a isso, a literatura científica aponta que dietas vegetarianas são tidas como aquelas cuja população apresenta a maior longevidade em âmbito mundial, ao mesmo tempo que conta com a menor incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Trabalhos recentes relatam os impactos que a alimentação plant-based estrita pode causar na microbiota intestinal. Bauer (2014), em estudo de revisão, apontou que indivíduos vegetarianos apresentam microbiota intestinal superior em qualidade em relação à dieta onívora convencional, além da dieta plant-based estar relacionada à menor ocorrência de DCNTs. Em revisão de Tomova et al. (2019), por sua vez, os autores avaliaram os efeitos de dietas plant-based na composição microbiana intestinal e na produção de metabólitos no intestino. Foi observado que indivíduos vegetarianos ou veganos consomem mais fibras alimentares, o que resulta em uma produção aumentada de ácidos graxos de cadeia curta; estas, por sua vez, melhoram a absorção de nutrientes e a imunidade contra patógenos, além de aumentarem a integridade da barreira hematoencefálica. 

Apesar dos inúmeros benefícios à saúde, os vegetarianos e veganos podem apresentar deficiência, a longo prazo, de vitamina B12 (ou cobalamina), uma vez que a ingestão do micronutriente fica abaixo do recomendado pela Dietary Reference Intakes (DRI), que é de 2,4mcg por dia. Encontrada somente em alimentos de origem animal, a cobalamina é essencial para o sistema nervoso, na hematopoese, na síntese de glicose e de bases nitrogenadas. Sua deficiência pode causar um tipo específico de anemia denominada megaloblástica, além de formigamentos nas extremidades do corpo, alterações neurológicas e gastrointestinais.

Em vista da importância desse micronutriente para o organismo, a vitamina B12 da FDC é ideal para a suplementação de dietas vegetarianas e veganas, pois apresenta matéria-prima de alta qualidade, é elaborada à base de milho e tem origem 100% vegetal. Cruelty free e com a maior concentração de B12 do mercado, ajuda a combater a carência desse nutriente a longo prazo. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o produto!

 

Referências

ANDRADE, J. V. S. Dieta vegetariana: riscos e benefícios à saúde. 2018. 40 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

BAUER, M.G.; YEH, M.C. The Health Advantage of a Vegan Diet: Exploring the Gut Microbiota Connection. Nutrients, v. 6, n. 11, p. 4822-38, out. 2014.

CARDOSO, O. et al. Vitaminas hidrossolúveis (B6, B12 e C): uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 8, 2019. 

SANTIS, G.; LOCCA, D.C. Efeitos da dieta vegetariana restrita na microbiota intestinal e suas correlações com as doenças crônicas não transmissíveis. 2018. 22 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.

SVB. Pesquisa do IBOPE aponta crescimento histórico no número de vegetarianos no Brasil. 2018. Disponível em: <https://www.svb.org.br/2469-pesquisa-do-ibope-aponta-crescimento-historico-no-numero-de-vegetarianos-no-brasil>. Acesso em: 20 maio 2019.

TOMOVA, A. et al. The Effects of vegetarian and vegan diets on gut microbiota. Frontiers in Nutrition, v. 6, n. 47, 2019.
B12Estilo de vidaExcelência em suplementaçãoFdcFdc for daily careSaúdeVegetarianismoVitaminaVitamina b12

Deixe um comentário