Por que garantir sua porção diária de Vitamina C?

 

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é também popularmente conhecida como a vitamina da imunidade, é uma vitamina essencial ao organismo humano considerando que ela não é produzida pelo mesmo, devendo ser ingerida via alimentação. Além da sua associação direta em relação a imunidade e sua comprovada eficácia, a vitamina C também possui outros diversos benefícios. 

A vitamina C é frequentemente utilizada para otimizar a biodisponibilidade do ferro não heme presente em alimentos de origem vegetal. Estudos comprovam que a associação de vitamina C após a ingestão de alimentos de origem vegetal fontes de ferro promove a conversão deste ferro para seu formato devidamente absorvido e utilizado no organismo. 

Em relação a produção de colágeno, e a função estrutural da vitamina C, ela possui participação na formação da molécula de colágeno promovendo melhores resultados em tratamentos estéticos e também em processos de cicatrização. Além disto, a vitamina C é antioxidante, combatendo radicais livres reduzindo sinais de envelhecimento, melhorando a textura da pele e atuando no combate às rugas. 

Agora dentro dos benefícios que mais lhe são associadas, a vitamina C pode sim ser considerada a vitamina da imunidade por suas funções no combate a infecções, melhora no envio dos fatores imunológicos aos tecidos de atuação, na atividade bactericida, aumento das células de proteção, e combate a microrganismos e estruturas estranhas ao organismo, fortalecendo então o sistema imunológico. 

Dentre todos os processos em que a vitamina C é ativa e considerando a ingestão alimentar atual desta vitamina, a suplementação da mesma pode trazer diversos benefícios ao organismo, não deixe de consultar um profissional para saber mais sobre a atuação da vitamina C e como torná-la aliada de sua saúde. 

Referências Bibliográficas: Manela-Azulay, M., Mandarim-de-Lacerda, C. A., Perez, M. D. A., Filgueira, A. L., & Cuzzi, T. (2003). Vitamina C. Anais brasileiros de dermatologia, 78(3), 265-272; Fiorucci, A. R., Soares, M. H. F. B., & Cavalheiro, É. T. G. (2003). A importância da vitamina C através dos tempos.Couto, M. A. L., & Canniatti-Brazaca, S. G. (2010). Quantificação de vitamina C e capacidade antioxidante de variedades cítricas. Food Science and Technology, 30, 15-19.