O óleo de prímula e a saúde da mulher

O óleo de Prímula vem ganhando destaque no gerenciamento da saúde da mulher. Estudos apontam os efeitos benéficos no controle da síndrome pré-menstrual (TPM), endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e fogachos que envolvem a perimenopausa, fazendo dele um aliado à saúde mulher.

O óleo de prímula possui dois tipos de ácidos graxos ômega-6, incluindo ácido linoleico (60%-80%) e ácido gama-linoleico (8%-14%), que não são sintetizados no corpo e por isso são considerados ácidos graxos essenciais. Muitos dos sintomas estão relacionados a deficiência destes ácidos graxos, sendo necessária a suplementação.

Para avaliar o efeito do óleo de Prímula nos sintomas da TPM, precisamos entender que a TPM é uma condição com sintomas somáticos, emocionais e comportamentais, envolvendo o período que antecede a menstruação. Ansiedade, depressão, irritabilidade, acne, fadiga, mastalgia cíclica, dor de cabeça e dor nas costas, são sintomas comuns na fase luteal dos ciclos menstruais. O uso de óleo de prímula por 3 a 6 meses reduziu significativamente todos estes sintomas, especialmente em relação a percepção de dor nas mamas (mastalgia) causada pela variação hormonal do período.

O óleo de Prímula também beneficia as mulheres que sofrem com as ondas de calor causadas pela variação e queda hormonal que ocorre no climatério. Um estudo que avaliou diferentes ações na saúde da mulher, indica que o uso do óleo de Prímula por no mínimo 6 semanas foi capaz de reduzir frequência e a intensidade das ondas de calor, beneficiando as mulheres que fizeram o uso comparado àquelas que utilizaram placebo.

Os benefícios vão além da saúde da mulher. Diversos estudos mostram efeitos positivos nos tratamentos dermatológicos, na esclerose múltipla, no controle de fatores reumatoides, na melhora do perfil lipídico e redução do risco cardiovascular. Vale destacar que a dose a ser utilizada varia conforme a indicação.

 

MAHBOUBI, Mohaddese. Evening Primrose (Oenothera biennis) Oil in Management of Female Ailments. Journal Of Menopausal Medicine, [S.L.], v. 25, n. 2, p. 74-82, 05 maio 2019. The Korean Society of Menopause.

MCGARRY, Kelly; GEARY, Meghan; GOPINATH, Vidya. Beyond Estrogen: treatment options for hot flashes. Clinical Therapeutics, [S.L.], v. 40, n. 10, p. 1778-1786, out. 2018. Elsevier BV.

FARZANEH, Farah; FATEHI, Setareh; SOHRABI, Mohammad-Reza; ALIZADEH, Kamyab. The effect of oral evening primrose oil on menopausal hot flashes: a randomized clinical trial. Archives Of Gynecology And Obstetrics, [S.L.], v. 288, n. 5, p. 1075-1079, 27 abr. 2013. Springer Science and Business Media LLC.

 

Nutricionista Fabiana Giori CRN3-52181

@nutri_fabianagiori