O Alho e a Imunidade

Muito difundido na culinária mundial, o alho vem se destacando pelas suas propriedades funcionais dentro da Nutrição. Além de ser cardioprotetor (reduzindo os níveis séricos do colesterol LDL) e hipoglicemiante (equilibrando a quantidade de glicose sanguínea), ele apresenta importantes funções antibacterianas e Imunoprotetoras no nosso organismo.

A Alicina, substância encontrada no alho, é a maior responsável pela sua propriedade antibacteriana. O consumo de alho pode inibir o crescimento de mais de 14 espécies de bactérias, incluindo Escherichia coli, Salmonella tyohimurium e a Helicobacter pylory, comumente conhecida como H.pylori, que está relacionada ao refluxo gástrico, gastrite, úlcera gástrica e até mesmo ao câncer de estômago. Entretanto, a Alicina se destrói no calor. Logo, para se ter o efeito terapêutico dela, é necessário que o consumo do alho seja crú, em extratos ou óleos.

O Alho é considerado um Super Alimento em relação à Imunidade. Ele apresenta uma grande quantidade de vitaminas e minerais já conhecidas como importantes para o bom funcionamento do nosso sistema imune, tais como o zinco, selênio e vitamina C. No corpo humano, os baixos níveis séricos de Selênio e Zinco mostram uma grave deficiência no sistema de defesa. Graças às substâncias dialil trisulfito e dialil sulfito, estudos mostram haver um estimulo maior na produção de células T e citocina, importantes componentes do nosso sistema imune.  Além disso, o alho também demonstra um grande potencial Anti viral, ajudando no combate de resfriados, gripes e viroses em geral.

Mais de 30 substâncias terapêuticas já foram encontradas no alho até hoje. Uma parte significante delas está relacionada com a melhora tanto do sistema imune humoral quanto do celular, o que torna o alho um importante aliado na defesa do nosso organismo.

 

Bibliografia:

AFQ LOZANO, L BAGNE, DCB da HORA - Revista Científica da FHO.v.3,n.1, 2015.

HEINERMAN, J. The healing benefits of garlic. Nutrition, S.l., v. 13, n. 2, p. 173-174, 1997.

LEONÊZ, Ana Cláudia. Alho: alimento e saúde. 2008. 41 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

QUINTAE, K.D. Alho, Nutrição e Saúde <www.Nutriweb.org>

SATO, T.; MIYATA, G. The nutraceutical benefit, part IV: Garlic. Nutrition, S.l., v. 16, n. 9, p. 787-788, 2000.


 

Autora: Julie Granje