#NovembroAzul: momento de conscientizar sobre a saúde do homem

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros. A estimativa de descoberta de novos casos, em 2018, foi de mais de 68 mil, com registro de mais de 15 mil mortes relacionadas à neoplasia, em 2017.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que cerca de 20% dos homens são diagnosticados em estágios já avançados da doença e, por esse motivo, campanhas como o Novembro Azul objetivam conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, o avanço da idade é um dos mais importantes, já que a incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Fatores hereditários, hábitos alimentares e estilo de vida de risco também são considerados agravantes pelo INCA.

Estudos sobre medidas preventivas do câncer de próstata ainda não são amplamente explorados, mas as pesquisas concordam que a redução do tabagismo, alcoolismo, obesidade e sedentarismo são aspectos que contribuem na prevenção da doença. Além disso, a adoção de uma dieta rica em nutrientes pode ser um importante auxiliar no cuidado à saúde.

A suplementação de micronutrientes, como o selênio, e de vitaminas, como D e E, entre outros nutrientes, também, pode contribuir no processo de cuidado e prevenção. Um desses suplementos é o ômega-3, que aparece em estudos como um auxiliar cada vez mais pesquisado na proteção contra o desenvolvimento da neoplasia.

- Extraído a frio, o que preserva suas ligações químicas

- Livre de mercúrio e outros metais pesados

- Extraído de peixes de águas profundas e frias

- Presença de vitamina E na formulação, o que evita a oxidação do óleo

- Menor ingestão de cápsulas ao dia

Além de auxiliar como complemento na prevenção ao câncer de próstata, a suplementação com ômega-3 contribui para diversas outras funções do corpo e o equilíbrio da saúde e bem-estar.

Aproveite este Novembro Azul para cuidar da sua saúde. Previna-se!

Acesse o site e conheça esse e outros produtos para complementar sua rotina diária de saúde 

Fonte: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

http://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2013/v37n3/a4469.pdf

https://portaldaurologia.org.br/medicos/destaque-sbu/nota-oficial-2018-rastreamento-do-cancer-de-prostata/