Conheça os benefícios do cromo para a modulação glicêmica no diabetes

Micronutriente essencial no metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos, o cromo é um mineral que ajuda a amplificar a ação da insulina, além de estimular a captação de aminoácidos pelas células.

Presente em alimentos como brócolis, suco de uva, suco de maçã e carne bovina, o cromo tem sua ingestão diária recomendada para adultos de 35mcg/dia, apesar de frequentemente sua ingestão encontrar-se abaixo disso. O cromo, uma vez combinado com o ácido picolínico, resulta no picolinato de cromo, forma majoritariamente usada nos estudos e com a apresentação mais biodisponível se comparado ao cloreto de cromo e ao cromo  quelato.                                              

Existe um consenso a respeito do papel do cromo no metabolismo da insulina, ao passo que sua deficiência no organismo parece agravar ou predispor o indivíduo ao diabetes mellitus tipo II (DM2). Nesse sentido, a literatura aponta que pessoas com DM2 tendem a apresentar concentrações séricas de cromo expressivamente menores em comparação aos indivíduos normoglicêmicos, uma vez que a hiperglicemia parece predispor tanto a uma diminuição na concentração sérica do mineral quanto a um aumento na sua excreção urinária. Além disso, estudos sugerem que a suplementação com cromo em indivíduos sadios tende a aumentar a propensão à resistência à insulina.

Em estudo controlado, simples-cego e randomizado, Paiva et al. (2015) avaliaram os efeitos da suplementação com picolinato de cromo em pacientes com DM2 descontrolado. Ao longo de quatro meses, pacientes (n=71) receberam placebo ou 600μg/dia de picolinato de cromo; além disso, receberam orientação nutricional de acordo com o preconizado pela Associação Americana de Diabetes (ADA) e mantiveram o uso da medicação prescrita. Os resultados apontaram que os pacientes que receberam a suplementação com picolinato de cromo tiveram uma redução tanto da concentração de glicose em jejum quanto no período pós-prandial. A hemoglobina glicada dos pacientes suplementados também se mostrou inferior à do grupo controle; não houve resultados quanto ao perfil lipídico desses pacientes.

Abdollahi et al. (2013), em metanálise semelhante, compararam os efeitos da suplementação com cromo na glicose e no perfil lipídico de pacientes com DM2. Foram selecionados estudos cuja ingestão de cromo se mostrou maior do que 250μg, durante pelo menos três meses. Em comparação ao placebo, a glicemia de jejum de pacientes suplementados se mostrou significativamente menor, muito possivelmente em função de uma ação aumentada da insulina. Da mesma forma que o encontrado por Paiva et al. (2015), resultados positivos não foram verificados com relação a alterações no perfil lipídico dos indivíduos.

Portanto, mais do que modular o papel da insulina, a suplementação com cromo parece auxiliar na melhora do perfil glicêmico de pacientes diabéticos, não sendo recomendada sua utilização na redução do peso corporal e na alteração do perfil lipídico. Picolinato de chromo é a novidade da FDC que estimula a absorção de macronutrientes e ajuda a modular os níveis de açúcar no sangue. CLIQUE AQUI e confira mais informações sobre o produto.  

 

Referências 

ABDOLLAHI, M. et al. Effect of chromium on glucose and lipid profiles in patients with type 2 diabetes; a meta-analysis review of randomized trials. Journal of Pharmacy & Pharmaceutical Sciences, v. 16, n. 1, p. 99-114, 2013. 

ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. O "Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (idr) de proteína, vitaminas e minerais"., de 23 de setembro de 2005. Cidade, Anvisa, 2005.

INSTITUTE OF MEDICINE. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes. Washington D.C.: National Academic Press,1999-2001.

PAIVA, A. N. Suplementação oral com picolinato de cromo em pacientes com diabetes tipo 2: um ensaio clínico randomizado. 2015. 79f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

PAIVA, A. N. et al. Beneficial effects of oral chromium picolinate supplementation on glycemic control in patients with type 2 diabetes: a randomized clinical study. Journal of Trace Elements in Medicine and Biology, v. 32, p. 66-72, 2015. 

WILLOUGHBY, D. et al. Body composition changes in weight loss: strategies and supplementation for maintaining lean body mass, a brief review. Nutrients, v. 10, n. 12, 2018.