Cafeína e a eficácia reforçada na prática esportiva!

Sabe-se que a cafeína é um dos principais recursos ergogênicos constantemente utilizados, durante a prática esportiva, com objetivo de potencializar a performance física e promover resultados mais satisfatórios à modelação corporal. Ela é encontrada especialmente em cafés e chás, em bebidas energéticas e, principalmente, na forma de cápsulas. Uma das maiores vantagens de seu consumo é a redução da fadiga por conta da sua ação estimulante no sistema nervoso central e por atuar como fonte de energia para atividades físicas e mentais. 

A atuação direta da cafeína no sistema nervoso central está relacionada com neurotransmissores responsáveis pelo estado de alerta e atenção. Quando há a realização do exercício aeróbio, ocorre um aumento na oxidação de ácidos graxos livres, com subsequente preservação de glicogênio muscular. Esse efeito é potencializado com o uso regular de cafeína como fator ergogênico, em quantidades adequadas.

Estudos, conforme a literatura, sugerem que o mecanismo de ação relacionado à oxidação de ácidos graxos livres (AGLs) atribuído pela cafeína se dá pelo aumento da liberação de catecolaminas (neurotransmissores) importantes para ativar o processo de lipólise.

Para evidenciar esses efeitos, uma recente revisão bibliográfica (2018), publicada na Revista Sports Medicine, avaliou criticamente as evidências sobre a suplementação de cafeína em exercícios resistidos, sobretudo, no aumento da força máxima e da resistência muscular. Os resultados mostraram que a potência parece melhorar com a suplementação de cafeína; e alguns estudos relataram sua atuação também na redução da dor muscular de início tardio induzida pelo exercício.

Outros efeitos também podem ser relacionados à cafeína. A melhora da concentração e do foco, a diminuição da percepção subjetiva de esforço, cansaço e a potencialização do estado de alerta são alguns dos benefícios que ela promove, tanto na prática esportiva como nas tarefas cognitivas do dia a dia.

FDC Caffeine é formulado com 420mg em porção de 3 cápsulas, sendo 140mg por cápsula. É um suplemento que auxilia no aumento da disposição e na redução da fadiga, importante aliado nas atividades físicas para o aumento da resistência aeróbica. Ideal para quem quer aumentar a performance durante os treinos e nas atividades cognitivas. CLIQUE AQUI e confira mais informações sobre o produto.

REFERÊNCIAS

 

SILVESTRE, J. et al. Cafeína e desempenho físico. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 17, n. 2, p. 130-137, 2018.

GRGIC, J. The Influence of Caffeine Supplementation on Resistance Exercise: A Review. Sports Med., v. 8, out. 2018.

MAUGHAN, R. et al. IOC consensus statement: dietary supplements and the high-performance athlete. Br J Sports Med., v. 52, n. 7, p. 439-455, abr. 2018.

SOUISSI, Y. Effects of caffeine ingestion on the diurnal variation of cognitive and repeated high intensity performances. Pharmacol Biochem Behav., v. 177, p. 69-74, feb. 2019.