Alimentação para vegetarianos e veganos

Atualmente, a adesão às dietas vegetarianas e/ou veganas vem crescendo e ganhando, assim, muita visibilidade e questionamentos. Independente dos motivos envolvidos na exclusão de produtos animais, é importante uma atenção nutricional à esta população, já que muitos nutrientes têm biodisponibilidade diminuída quando provenientes dos vegetais em comparação aos animais e derivados.

Vegetarianos entende-se por exclusão de carnes com ingestão ou não de ovos, lácteos e outros derivados.
Veganos entende-se por exclusão de qualquer derivado animal.

Neste caso, é necessário o cuidado com o exagero na ingestão de carboidratos em excesso, especialmente refinados e provenientes de pães, bolos, massas e outros farináceos. Dar preferência à tubérculos, raízes, legumes, frutas e alguns cereais. É preciso, também, atenção à ingestão de fontes proteicas, como ovos, lácteos, leguminosas, sementes, oleaginosas, tofu e lipídicas de boa qualidade, como sementes, oleaginosas, coco, abacate, oliva, gema de ovo.

Não só os alimentos devem ganhar uma atenção, mas como também a suplementação! Micronutrientes, como zinco, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e iodo, devem ser bem calculados e manuseados por um nutricionista e prescritos, conforme necessidade individual de cada um.


Além disso, é preciso acompanhar os níveis corpóreos de vitaminas B12 e D, solicitados em exame pelo profissional, já que essa população tem alta tendência à importantes deficiências dessas duas vitaminas.
Quanto a vitamina B12, pode ser ingerida através de leveduras e algas; e a vitamina D de forma sintetizada a partir da exposição solar, principalmente.


Estes padrões alimentares apresentam correlação com menores incidências de diabetes, hipertensão, cânceres, doenças cardiovasculares e outras patologias diversas e são, portanto, considerados muito saudáveis e promissores quando bem orientados por profissionais da área. Por isso, você vegano/vegetariano é de extrema importância o acompanhamento com um profissional para evitar ocorrências negativas em sua saúde!