Conheça Duda Moraes, ginasta e atleta do time FDC
A ginástica rítmica é uma prática esportiva relativamente recente na história, foi criada no início do século XX, como um novo conceito e uma modalidade exclusivamente feminina. Surge de uma combinação de técnicas de movimento, terapia respiratória, terapia de relaxamento, dança, entre outros. As provas da modalidade se dividem em: exercícios em conjunto, corda, arco, bola, maças e cinta. 

Se trata de uma modalidade esportiva que envolve alta dificuldade técnica, demandando treinamento precoce. Além disso, características como força, destreza, flexibilidade, agilidade e resistência, são capacidades físicas requeridas dos atletas, como parte de uma rotina que envolve ainda, sensibilidade, rápida adaptação, antecipação e uma estética corporal adequada. 

Tudo isso por meio de treinamento longo e extenuante e, por esse motivo, observa-se a importância da nutrição por meio de um plano alimentar adequado à rotina e especificidades de cada atleta. Além da suplementação, que pode ser necessária e, no caso da ginástica rítmica, discute-se, sobretudo a suplementação de carboidratos, devido às demandas da modalidade (Costa; et al., 2017).

Especialmente para atletas de competição, a nutrição é fundamental para otimizar o desempenho. Isso porque a adequação alimentar e da disponibilização de nutrientes auxilia na redução da fadiga e na melhor recuperação pós-exercício, além da redução e reparação de lesões, potencializando as reservas energéticas, o que influencia não apenas na performance, mas também na saúde do atleta (Cristo & Baratto, 2016).

A FDC reconhece a importância do esporte e das mais diversas modalidades para a construção da cidadania e para a promoção do bem-estar físico e mental, e incentiva a prática esportiva e a profissionalização do esporte no Brasil. Por isso, o Time FDC conta com atletas de modalidades diferentes para representar este valor e neste blog gostaríamos de apresentar Duda Moraes, atleta e campeã juvenil de campeonatos nacionais e internacionais de ginástica rítmica. Veja a entrevista e conheça melhor esse jovem talento!



Quais são as próximas competições ou eventos dos quais participará?

Participarei dos Jogos Escolares da Juventude e fui convocada para o Estágio de Treinamento da Seleção Brasileira.

O que o esporte significa para você?

O esporte significa uma oportunidade de aprendizado naquilo que amo.

Como você começou a praticar esportes? Iniciou na mesma modalidade em que atua hoje?

Fui incentivada aos esportes por parte dos meus pais e iniciei a prática minha escola. E sim, sempre estive na Ginástica Rítmica.

Como você descobriu que gostaria de seguir uma carreira nos esportes?

Quando surgiu a oportunidade de participar do meu primeiro campeonato brasileiro. 

Você acha que o esporte recebe o devido valor no Brasil?

Infelizmente não! Falta muito mais visibilidade e investimento, especialmente financeiro.

O que acha da iniciativa da FDC em apoiar atletas e a carreira no esporte?

Eu acho muito importante, pois faz com que outros atletas acreditem mais no seu potencial e se sintam motivados a continuar treinando.

Qual é sua rotina de treinos, alimentação e cuidados com a saúde?

Treino seis vezes por semana, durante quatro horas e meia nos dias de semana e sete horas durante os finais de semana. Além disso, minha alimentação é bastante regrada, conto com acompanhamento nutricional e também com os suplementos e vitaminas da FDC. 

Essa rotina passa por mudanças antes de competições? Quais? Quanto tempo antes de competir você começa a se preparar?

A rotina de treinos próximo às competições, se intensifica e passa a acontecer nos sete dias da semana, porém, mantenho a mesma rotina alimentar. A preparação começa, em média, um mês antes da competição, mas esse período varia de acordo com a competição-alvo.

Você tem um acompanhamento nutricional focado na prática esportiva?

Sim, o acompanhamento é feito por uma nutricionista especializada em nutrição esportiva.

Quais suplementos da FDC você utiliza?

Eu utilizo a Vitamina C 1000mg, pela manhã, o Picolinato de Cromo 35mcg, trinta minutos antes das refeições e o All Nutri Plus após o almoço.

Quais os benefícios da suplementação na sua vida?

Os suplementos ajudam muito o meu desempenho nos treinos e nas competições, além de ajudarem nos cuidados com a minha saúde e bem-estar.

Como você concilia o esporte com a sua vida, sua família, seus amigos?

É bastante sacrificante, pois, como minha prioridade neste momento é o esporte, tenho deixado a família e os amigos em segundo plano. Além disso, minha rotina ainda é coordenada com os estudos.

Qual é seu maior objetivo no esporte daqui para frente?

Quero continuar na seleção brasileira e representar meu país mundo a fora.

E quais são seus maiores desafios no dia a dia?

Conciliar os estudos com minha rotina de treinos e também a falta de um espaço adequado para treinar.

Qual dica você daria para quem deseja seguir na carreira esportiva ou para atletas amadores que desejam se profissionalizar?

Treinem muito e acreditem no seu potencial. Nunca desistam!

Conheça todo o Time FDC aqui!

 

Referências

COSTA, T. A.; et al. Suplementação com bebida artesanal que contém carboidrato em atletas de ginástica rítmica. Rev Bras Ciênc Esporte. 2017;39(2):115-122.

CRISTO, S. C.; BARATTO, I. Avaliação do estado nutricional e hábitos alimentares de atletas de ginástica ritimica da cidade de Guarapuava-Paraná. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 10. n. 57. p.285-295. Maio/Jun. 2016.

Atleta do time fdcAtleta fdcFdcGinástica rítmicaMaria eduarda moraes

Deixe um comentário