COMO SE LIVRAR DA QUEDA DE CABELO FDC Vitaminas

Como se livrar da queda de cabelo

Fios no travesseiro, mechas no banho, chumaços ao pentear.

A queda de cabelo é uma das reclamações mais frequentes nos meus atendimentos. 

Dentre as inúmeras causas deste problema, destacam-se deficiências nutricionais, alterações hormonais, ansiedade, estresse e depressão, além de ser um dos principais sintomas da Síndrome Pós Covid (efeitos tardios que acometem pessoas que tiveram Covid e já se curaram da doença).

A boa notícia é que a nutrição pode ajudar (e muito!) na recuperação da saúde capilar. 

Neste artigo, eu te explico melhor sobre possíveis causas relacionadas à perda de cabelo, bem como o que fazer para prevenir e tratar esse problema.

O que pode causar a queda de cabelo? 

O corpo emite sinais quando algo não está funcionando como deveria. A perda de cabelo, por exemplo, pode ser o primeiro sinal de uma condição subjacente no organismo.

Mas, antes de abordarmos a perda de cabelo, é essencial compreender o ciclo de crescimento capilar. Esse ciclo consiste em três fases: 

  • Anágena, associada ao crescimento dos fios; 
  • Catágena, uma fase de transição; 
  • Telógena, caracterizada pela queda do cabelo.

Após essa sequência, o ciclo reinicia na fase anágena. Interrupções nesse ciclo podem resultar em uma queda de cabelo mais pronunciada.

Confira algumas causas comuns da queda de cabelo que podem ser identificadas no cotidiano:

Falta de vitaminas e nutrientes

Pode ocorrer quando a alimentação não fornece adequadamente os nutrientes essenciais para a saúde capilar.

Estresse excessivo

Situações de estresse prolongado podem desencadear a queda de cabelo, afetando o ciclo capilar.

Alterações hormonais

Flutuações hormonais, como aquelas durante a gravidez ou menopausa, podem influenciar a saúde do cabelo.

Anemia

A deficiência de ferro, comum na anemia, pode estar relacionada à perda de cabelo.

Usos de produtos químicos

O uso frequente de produtos capilares agressivos ou tratamentos químicos pode contribuir para danos e queda de cabelo.

Covid-19

Algumas pessoas relataram a queda de cabelo como um efeito colateral após a infecção pelo vírus da Covid-19, embora as pesquisas ainda estejam em andamento para entender completamente essa associação.

Como saber se meu cabelo está caindo em excesso?

Perder entre 50 a 100 fios de cabelo diariamente é considerado normal, fazendo parte do ciclo natural de crescimento capilar. 

No entanto, se notar uma quantidade significativamente maior de queda ou áreas de rarefação capilar, isso pode indicar um problema mais sério. 

Recomenda-se buscar a orientação de um dermatologista ou tricologista, especializado em cabelos e couro cabeludo, para uma avaliação completa. 

Esses profissionais podem conduzir exames, analisar seu histórico médico e avaliar a condição do seu cabelo e couro cabeludo, identificando a causa da queda excessiva e recomendando um tratamento adequado.

Por que aumenta a queda de cabelo após cirurgia bariátrica?

A perda de cabelo após a cirurgia bariátrica afeta entre 30% e 50% dos pacientes, sendo influenciada por diversos fatores, como questões endocrinológicas, infecciosas, medicamentosas, traumáticas, seborreicas ou nutricionais. 

No caso dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, a causa nutricional assume maior relevância. 

Essa perda capilar muitas vezes é associada ao eflúvio telógeno, caracterizado pelo aumento na queda diária dos fios, uma condição observada também em situações como pós-parto, pneumonias e em pessoas sob elevado estresse.

Contudo, destaca-se que o distúrbio nutricional, decorrente de dietas extremamente restritivas, é considerado um fator particularmente prejudicial. 

Devido à importância das vitaminas e minerais no correto funcionamento do organismo, deficiências desses elementos podem manifestar-se, sendo o cabelo um dos primeiros indicadores dessa insuficiência.

Portanto, embora a cirurgia bariátrica seja geralmente segura e eficaz, é fundamental reconhecer que ela pode desencadear novos desafios clínicos, demandando abordagens diagnósticas, preventivas e terapêuticas específicas.

O que fazer para tratar a queda de cabelo?

Usando a suplementação adequada, meus pacientes costumam ter sucesso na redução da queda em até 3 meses de tratamento, além de referirem maior brilho nos fios e crescimento mais rápido do cabelo.

Os cuidados começam com as vitaminas do complexo B, importantíssimas para o couro cabeludo. Destaques para a vitamina B12, responsável pela saúde das células vermelhas do sangue, cuja deficiência resulta em anemia, causando queda de cabelo e unhas fracas; 

Para a vitamina B5 (ácido pantotênico) que blinda a pigmentação capilar, evita cabelos brancos, e ajuda no fortalecimento dos fios; E para a Vitamina B7 (Biotina) que estimula a produção de queratina.

Como nosso organismo não produz estas vitaminas, é necessária uma alimentação equilibrada e a suplementação pode ajudar a reduzir, e até mesmo cessar de vez, estes sintomas.

Já a vitamina E e o selênio são poderosos antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres, fortalecendo os fios e o couro cabeludo.

Entre os minerais, destacam-se também o ferro que auxilia na resistência dos fios e o Zinco que ajuda na produção de queratina e colágeno.

A combinação de todos estes micronutrientes faz com que a saúde capilar seja restaurada e a queda de cabelo seja um problema do passado.

Se não fosse o bastante, a suplementação também auxilia na saúde da pele e das unhas, com resultados ainda mais rápidos. 

Meus pacientes notam diferença nas unhas em 15 dias de tratamento, enquanto que na pele os resultados aparecem em cerca de 1 mês.

A melhora na queda de cabelo não se trata somente de uma questão de saúde para os meus clientes, se trata do resgate de suas autoestimas.

Espero que esse conteúdo seja útil para você! Recomendo bastante as vitaminas da FDC para auxiliar nesse processo.

1 comentário

Célia Franco

Célia Franco

Fiz cirurgia bariatrica, e preciso tomar o complexo B concentrado, pelo que entendi vocês não tem este produto, estou fazendo a combinação do Complexo B e do Hair, Skin and Nails – Polivitamínico, será que é suficiente?
Tomo a Vitamina D3 5000, uma vez por semana, estou comprando a Vitamina D3 2000, posso tomar 3 comprimidos de uma vez, ou em dias separados?

Deixe um comentário