Como escolher um ômega de qualidade: 5 pontos de atenção
April 12, 2022

Como escolher um ômega de qualidade: 5 pontos de atenção

Atualmente o que não falta são opções de ômegas-3, nos sites, farmácias, lojas de suplementações, mercados, é possível encontrar uma farta gama de marcas, tipos e diversas comunicações, mas você sabe o que realmente devemos considerar para adquirir uma suplementação que entregue os melhores benefícios de um Ômega-3 a partir do óleo de peixe?


Preparamos 5 pontos que separam o joio o trigo: 


  1. Peixe oriundo de águas frias e profundas 

Os peixes classificados como gordos possuem gordura em todo o corpo. Enquanto os peixes chamados de "peixes magros" possuem gordura acumulada apenas na região do fígado. Por essa razão, apenas os peixes gordos são considerados boas fontes de ômega-3. As espécies de águas geladas e profundas têm maior concentração de ômega-3 pela diversidade do fitopläncton que serve de alimentação deles.


  1. Extração do óleo de peixe a frio 

O ômega-3 é um ácido graxo poli-insaturado (possui duplas ligações químicas), a alta temperatura "quebra" as ligações duplas, alterando a estrutura química e consequente função do ômega-3, por isso, a extração a frio é a melhor forma de manter a estrutura do ômega.


  1. Presença de Vitamina E

Esta funciona como antioxidante evitando a oxidação do óleo e mantendo a qualidade e propriedades funcionais do produto.


  1. Concentrações de EPA e DHA 

Quanto maior a quantidade de EPA e DHA por cápsula, maior é a pureza do ômega e maior sua efetividade, além de facilitar a adesão ao tratamento, pelo menor consumo de cápsulas ao dia.


  1. Livre de mercúrio e outros metais pesados 

Importante porque demonstra  o cuidado da marca com a presença de contaminantes ambientais: PCBs,  metais pesados (mercúrio entre outros). Devido a poluição do habitat dos peixes, as substâncias nos oceanos, com o depósito e escoamento de resíduos industriais e provenientes da mineração, causam doenças e prejuízos à saúde humana. Diante disso, é imprescindível a certificação de pureza dos óleos extraídos garantindo a segurança da suplementação.



Por último, mas não menos importante, é preciso ter atenção na quantidade de cápsulas de indicação diária para obtenção da concentração apresentada no produto, muitas opções fontes de Ômega-3 fazem indicação de três ou mais cápsulas por dia, quando ingerido de forma diferente, trata-se de um suplementação de baixa concentração, logo, não se faz tão eficaz. Opte pelas que apresentam melhor custo x benefício com menos cápsulas por dia para maior concentração.


Agora ficou mais fácil escolher o seu Ômega-3, não é mesmo? 


Os ômegas-3 da FDC atendem a todos os critérios de qualidade mencionados, conheça mais e escolha a opção ideal para você acessando o link.

CRN3 64854
Isabela Xavier