A importância das vitaminas na rotina de beleza dos cabelos e unhas FDC Vitaminas

Você já parou para pensar que, para manter uma aparência saudável, as vitaminas desempenham um papel essencial? 

Além de adotar uma dieta balanceada, as vitaminas podem se tornar verdadeiras aliadas na busca por uma pele luminosa, cabelos exuberantes e unhas resistentes. 

Ao incluir em sua alimentação diária opções saudáveis como vegetais frescos, frutas, verduras nutritivas, fontes magras de proteína e gordura saudável, limitando o consumo de sal e açúcar e mantendo-se hidratado com a quantidade adequada de água, você está fornecendo aos seus cabelos, unhas e pele os nutrientes fundamentais para alcançarem um brilho notável e uma aparência mais saudável. 

Vale mencionar também que além da nutrição obtida através da alimentação, esses elementos vitais podem ser encontrados em suplementos nutricionais específicos para a beleza, conhecidos como nutricosméticos. 

Estes produtos têm o propósito de aprimorar ainda mais a sua rotina de cuidados diários, potencializando os resultados desejados. 

Continue lendo para conhecer os nutricosméticos, como eles podem beneficiar você, quais nutrientes eles proporcionam e o momento ideal para incorporá-los em sua jornada de cuidados pessoais. 

O que são nutricosméticos?

Você já ouviu falar sobre os nutricosméticos? São como um reforço vitamínico interno que ajuda a fortalecer suas defesas naturais contra os radicais livres, os quais contribuem para o envelhecimento da pele. 

Basicamente, os nutricosméticos estão disponíveis em forma de cápsula ou pó solúvel e têm um foco especial nos benefícios estéticos, agindo diretamente na melhoria da aparência da pele, cabelos e unhas. 

Esses produtos são desenvolvidos a partir de ingredientes naturais e agem como uma espécie de suplemento de nutrientes adicionais, que colaboram com a manutenção da saúde do corpo. 

Mesmo que você mantenha uma dieta equilibrada e nutritiva, nem sempre é possível absorver todas as vitaminas necessárias somente através dos alimentos. 

Por essa razão, os nutricosméticos podem ser considerados como complemento à sua alimentação, oferecendo um direcionamento específico para promover tanto a saúde quanto a beleza. 

Para que servem os nutricosméticos? 

Da mesma forma como usamos loções para o rosto, esmaltes fortificantes para unhas e produtos para manter os cabelos hidratados, podemos contar com os nutricosméticos para internamente impulsionar a saúde dessas partes do nosso corpo, daí vem o nome de “suplementos da beleza”. 

Quando abordamos a questão de cuidar de nós mesmos de dentro para fora, também podemos agir preventivamente contra o envelhecimento. 

Cada nutricosmético tem uma indicação específica, mas aqui estão alguns dos principais resultados que podem ser alcançados através do uso destes produtos: 

  • Promoção da produção de colágeno; 
  • Defesa contra os danos causados pelo sol; 
  • Ajuda no tratamento de problemas de pele, como acne e melasma; 
  • Aprimoramento de hidratação da pele; 
  • Estímulo de um bronzeamento saudável e natural; 
  • Prevenção da queda de cabelo e estímulo ao crescimento de novos fios. 

Quem pode usar nutricosméticos?

Ingerir esses elementos traz benefícios antioxidantes, que ajudam a diminuir os efeitos dos radicais livres no corpo, eles são os responsáveis pelas mudanças que notamos no envelhecimento, especialmente na pele. 

Sendo assim, os nutricosméticos são recomendados para todas as pessoas que desejam aprimorar a aparência da pele, cabelo e unhas. 

Por serem derivados de ingredientes naturais, não há restrições gerais, exceto para aqueles com alergias específicas ou adeptos do veganismo, que precisam estar atentos para evitar produtos com componentes de origem animal. 

Não existe uma idade específica para começar, mas é aconselhável procurar orientação médica ao selecionar o produto mais adequado para suas metas. 

Quais vitaminas e minerais são indispensáveis? 

Muitos compostos podem desempenhar um papel importante na batalha contra os radicais livres. Esses são os elementos-chave encontrados nos produtos nutricosméticos: 

Complexo de vitamina B 

Entre as vitaminas pertencentes ao complexo B, temos a piridoxina, também conhecida como vitamina B6, a biotina e a colina, entre outras. 

Essas vitaminas desempenham um papel essencial na fortificação dos cabelos e unhas, agindo como uma defesa contra as influências prejudiciais de fatores externos e radicais livres. 

É possível obter uma boa quantidade desses nutrientes através de fontes como peixes ricos em ômega 3 (como salmão, atum e bacalhau), alho, batata inglesa e melancia. 

Vitamina A

A vitamina A desempenha um papel crucial na lubrificação e hidratação. Ela protege o couro cabeludo e a base das unhas evitando ressecamento e quebra. 

Encontramos uma concentração significativa dessa vitamina em vegetais de folhas escuras, legumes e frutas de coloração amarela ou alaranjada, como couve, espinafre, cenoura, batata-doce, manga e mamão. 

Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para a harmonia do corpo participando em diversas reações metabólicas, inclusive na absorção de vitaminas e na produção de proteínas essenciais para a saúde das unhas e cabelos. 

Para garantir um aporte adequado, inclua em sua dieta alimentos como couve, sementes de abóbora, abacate, aveia e castanhas. 

Zinco

Esse mineral desempenha um papel crucial no crescimento saudável de cabelos e unhas, uma vez que está diretamente envolvido na síntese de queratina. 

Fontes ricas em zinco incluem carne bovina, peixe, aves, laticínios, cereais integrais, feijão e castanhas. 

Colágeno 

O colágeno age como uma espécie de “cola” interna, proporcionando mais elasticidade, hidratação e resistência ao corpo. Além de manter a pele firme, o colágeno também é importante para a saúde de cartilagens, tendões e ligamentos. 

Coenzima Q10

Você talvez já tenha visto a Coenzima Q10 em alguns produtos de cuidados com a pele. Ela atua como antioxidante, protegendo a estrutura das células e estimulando a renovação celular. 

Antioxidantes

Dentro dessa categoria, encontramos diversas substâncias. Como mencionado anteriormente, os antioxidantes são cruciais na luta contra radicais livres, sendo alguns exemplos o betacaroteno, a astaxantina e o licopeno. 

Agora que você já está por dentro da importância desses nutrientes essenciais para garantir a saúde, proteção e vitalidade da sua pele, cabelos e unhas, que tal conhecer o Hair Skin and Nails, uma vitamina da FDC que pode contribuir para essa nutrição completa? 

Além dessa suplementação, nossas linhas de produtos cuidadosamente desenvolvidos, você encontrará uma variedade de suplementos que atendem às necessidades específicas do seu corpo. 

Nossa abordagem focada na qualidade e eficácia significa que você pode contar com os suplementos da FDC para complementar sua dieta e promover a beleza e bem-estar de dentro para fora. 


Conheça nossas opções de vitaminas e dê um passo adiante em direção a uma jornada de cuidados mais completa para uma pele radiante, cabelos brilhantes e unhas saudáveis. 

Deixe um comentário